De bem com a vida

Monday, July 24, 2006

Melhore sua energia



RESPIRE!







Antes de mais nada, pensar em bem-estar e beleza
depende de energia. E um dos fatores que melhoram
a nossa disposição é muito simples: respirar!
Parece fácil, não é?
Mas não é!


Utilizamos muito mal a nossa capacidade respiratória. Esta é uma das principais preocupações da yoga. Mas o simples ato de andar e aprender a sentir o movimento coordenado à respiração mostra efeitos imediatos na sensação de bem estar físico.

É bom saber como a coisa funciona! Afinal, conhecer o nosso corpo e conscientiza-lo é indispensável!

A inspiração corresponde a entrada do ar nos pulmões. Ao inspirar, o oxigênio poderá entrar pelo nariz ou pela boca. O correto é que a entrada ocorra pelo nariz, para que o ar seja filtrado, aquecido e umedecido, chegando aos pulmões em melhores condições.

Após a entrada, o oxigênio será conduzido através da traquéia, dos brônquios e posteriormente pelos bronquíolos, até chegar aos alvéolos pulmonares, onde a troca gasosa com o sangue será efetuada.

Para que a inspiração aconteça, o diafragma terá que se contrair. Ele se constitui no músculo mais importante da respiração. A musculatura acessória, situada no pescoço e os músculos intercostais, localizados na região das costelas e responsáveis pela expansão da caixa toráxica, também ajudam na entrada do ar(por isso a postura física é tão importante)

A expiração corresponde a saída do ar dos pulmões. Os músculos abdominais auxiliam na saída deste ar que já foi utilizado pelo corpo. Quando uma pessoa tosse ou espirra, a musculatura abdominal se contrai, fazendo com que o ar seja jogado para fora dos pulmões em alta velocidade, permitindo a eliminação de impurezas.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home